14 novembro 2013

Fotografia com história | fotografias que não têm preço

Eu acho que existem fotos que não têm preço. Não são as mais nítidas ou as de exposição correcta, ou com o enquadramento perfeito. Embora tudo isso conte para uma excelente fotografia. Não, para mim, fotografias sem preço são as fotografias que não têm volta atrás, são as fotografias que captam aquele momento especial, importante e irrepetível, e podem não ser perfeitas. E normalmente não são.

Vou confessar, eu tenho um trauma com as fotografias. Eu não tenho fotografias de mim bebé, nem de mim em criança pequena. As minhas primeiras fotografias são provavelmente as que tirei na escola na primária. E isto quer dizer que eu não sei como era quando era pequenina, não faço ideia. E por muitas descrições que façam de mim, ninguém me consegue formar essa minha imagem na cabeça. São momentos irrepetíveis. São perdas, para sempre. Acho que é um bocadinho por esta minha perda, que eu me agarro tanto à fotografia. Que lhe dou tanta importância, porque sei exactamente o significado da sua ausência.

Esta semana, enquanto editava esta série de fotografias, tudo isto ficou mais vivido na minha cabeça. Acho uma ternura esta série de fotos... e acho que quando a M. for grande, quem sabe da minha idade, vai ficar muito feliz de ter estas fotos e poder recordar, reviver ou mesmo viver este momento ;).








  Simplesmente, adoro!

Sem comentários: